A atuação dos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz em Salto do Jacuí
Atualmente, os programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz atendem cerca de 120 crianças e suas famílias em Salto do Jacuí. O objetivo é proporcionar a crianças a orientação e ferramentas que melhor desenvolvam os aspectos intelectuais, cognitivos e também sociais, de modo integral. A atuação do projeto acontece por meio do GTM – Grupo Técnico Municipal, envolvendo profissionais das áreas da educação, pedagogia, nutrição e assistência social.
A orientação para as famílias se dá por meio das visitadoras, profissionais as quais realizam visitas de acompanhamento e mediação para as famílias. O programa conta com seis visitadoras. Cinco delas realizam atendimentos no município, e uma realiza as visitas na Comunidade de Júlio Borges.
Cada visitadora pode atender até 20 crianças e suas famílias, e é por meio das visitas frequentes que as profissionais aplicam a metodologia do programa, contribuindo significativamente no desenvolvimento da criança e na assistência à família. Nas visitas, que muitas vezes acontecem desde o momento da gestação e seguem até os três anos com a mesma profissional, é criado um vínculo de confiança que se entende para além do programa.
– Quando você lida com uma gestante, você atende desde a gestação até os três anos de idade do bebê. Então você sabe que durante esse período, vão ocorrer mudanças e você vai saber que contribuiu para o crescimento daquela criança. Se apresentar alguma dificuldade, você vai poder auxiliar e encaminhar para qualquer área do conhecimento que ela precisa ser aperfeiçoada, isso é muito satisfatório para nós profissionais – destaca a visitadora Bruna Campos.
Dentre as ações do programa, os Kits maternidade ganharam destaque nos últimos dias. Os Kits funcionam como uma forma de lembrança para a gestante, com alguns utensílios que auxiliam as atividades e também simbolizam um vínculo significativo com o Primeira Infância Melhor. Anteriormente à pandemia, os Kits eram confeccionados pelas próprias mães, que bordavam e montavam os materiais na Assistência Social. No cenário de pandemia, após uma reunião da equipe do PIM e CF, foi decidido que os Kits seriam confeccionados por uma artesã para ser entregue para as mães assistidas pelo projeto. As gestantes que podem participar do Programa são aquelas que possuem Cadastro Único.
Na equipe do Primeira Infância Melhor e Criança Feliz, as visitadoras possuem um papel importante. Ao iniciar as visitas nas famílias, as profissionais auxiliam no processo de criação de vínculo entre a criança e seus responsáveis, prezando por uma criação pautada nos valores, no carinho e na união da família. No desenvolvimento do projeto, as visitadoras sugerem atividades que possam ser realizadas pelos próprios responsáveis com a criança, estimulando o convívio, o respeito e o desenvolvimento social e cognitivo dentro do meio familiar.
As atividades propostas pelas visitadoras são fundamentadas em conhecimentos pedagógicos, cognitivos, sociais e comportamentais, baseados nas experiências e na formação das visitadoras no Magistério, um dos requisitos para a capacitação de uma visitadora. São desenvolvidas com as crianças atividades que estimulem o desenvolvimento da coordenação motora, os sentidos, a sociabilidade, o vínculo afetivo e todos os demais aspectos que contribuem na formação das habilidades e da personalidade. Neste ano, a didática das atividades é aplicada de forma lúdica pelas profissionais. São utilizados materiais que as crianças já possuem em casa, estimulando brincadeiras que desenvolvam as habilidades de coordenação motora.
– Nós tentamos fazer o possível para eles realizarem as atividades. Sabemos que tem famílias que atendemos que não tem condições de comprar uma tinta, um brinquedo. Se eles não têm algum material, nós entregamos – comentam as visitadoras.
As profissionais destacam que a importância das atividades desenvolvidas com as crianças é essencial no período do programa, mas também contribuem significativamente na evolução individual no decorrer do tempo.
-De alguma forma você está mudando para melhor aquela criança. Eu já escutei famílias falando que terão o prazer de dizer que sua filha sabe pegar uma tesoura e cortar, fazer uma pintura, porque ela participou do PIM. Isso é muito gratificante de escutar das famílias – destaca a visitadora Ana Paula.
Atuação dos programas PIM e CF no período da pandemia
Segundo as visitadoras, o modo de trabalhar se modificou muito desde o início da pandemia. As visitas, que eram realizadas presencialmente, tiveram que ser substituídas pelo acompanhamento das crianças e suas famílias de forma online.
Vacinadas desde o mês de fevereiro, as visitadoras possuem hoje algumas famílias que conseguem realizar suas visitas de modo presencial, mas a mediação online ainda prevalece.
Além das visitas, a didática das atividades aplicadas pelas profissionais também mudou. Anteriormente, eram entregues atividades e materiais nas casas dos assistidos, com período de entrega de devolutivas. Porém, juntamente com a demanda das atividades escolares, nem sempre os responsáveis conseguiam realizar todas as propostas. Portanto, a didática hoje é aplicada através de duas atividades mensais que são entregues às famílias e não são devolvidas, apenas acompanhadas pelas visitadoras.
De acordo com as profissionais, mesmo que sejam duas atividades por mês, o vínculo e o contato com os assistidos são realizados de modo integral. As visitadoras mantêm o vínculo também por meio de grupos no WhatsApp com as famílias, o que permite o acompanhamento e a facilitação do acesso dos envolvidos.
Os programas PIM e CF são políticas públicas que possibilitam o acesso à educação, sociabilidade e assistência, reforçando os direitos dos cidadãos desde antes do nascimento. As iniciativas prezam pela orientação e contribuição significativa das crianças, preparando para sua evolução como cidadãos brasileiros que compõem a sociedade.
-Toda criança, quando é incentivada, vai ter um desenvolvimento melhor, como intelectual, físico, em todos os sentidos – destaca a supervisora e assistente social do GTM e do PIM CF Salto do Jacuí, Adriana Costa Bairros.
Os programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz abrangem o acompanhamento desde a gestação até os três anos de idade da criança, mas é estendido até os seis anos quando o assistido é portador de deficiência. Para participar dos programas e ter acompanhamento realizado pela Assistência Social e as visitadoras, é necessário ter o Cadastro Único, que permite o registro das atividades e do desenvolvimento do projeto no sistema Estadual e Federal.
Atualmente, as seis visitadoras que compõem a equipe são: Rosimere Fernandes, Bruna Campos da Silva, Sabrina Melo da Silva, Sibila Fernandes, Ana Carolina Campos e Neuza Ferreira. Além das visitadoras, fazem parte da equipe do programa a digitadora Ana Paula Fernandes Lovato, a nutricionista Laurinda da Paixão, a pedagoga Rozilena Ferreira Lorenzi e a Supervisora e Assistente Social, Adriana Costa de Bairros.
Os programas visam garantir políticas de incentivo ao melhor desenvolvimento da infância no Brasil e são projetos promovidos pelo Governo Estadual e Federal. Em Salto do Jacuí, contam com o apoio da Secretaria de Trabalho e Ação Social e Secretaria de Saúde.
Imprensa/Administração Municipal