Educação Fiscal: Pequenos Cidadãos, Grandes Aprendizados A visita ao Setor da SMEC com a participação da equipe da Fazenda, realizada pelas crianças do Pré A da EMEI Pingo de Gente, juntamente com a Professora Patrícia Zanonn e Monitora Francinete integrou as ações do Projeto Educação Fiscal e teve como principal objetivo aproximar os alunos, de forma lúdica e significativa, dos conceitos de cidadania, responsabilidade social e função dos tributos para o desenvolvimento do município.
Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo setor e compreender, de maneira adequada à sua faixa etária, que os impostos arrecadados contribuem para a manutenção e melhoria dos serviços públicos, como saúde, educação, infraestrutura e demais ações que beneficiam toda a comunidade.
A proposta buscou despertar desde a infância a consciência cidadã, incentivando atitudes de participação e pertencimento à comunidade. Além disso, procurou demonstrar a importância da solicitação da nota fiscal nas compras realizadas, evidenciando que esse simples ato contribui para a arrecadação de recursos que retornam em benefícios para a população.
Como continuidade do trabalho, as crianças realizaram atividades práticas com o apoio das famílias, solicitando notas fiscais em compras no comércio local, confeccionando um cofrinho para trabalhar conceitos de educação financeira e participando da construção do Varal da Nota Fiscal, fortalecendo os conhecimentos adquiridos durante o projeto.
A experiência proporcionou momentos de aprendizagem significativos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com o bem comum, além de fortalecer a parceria entre escola, família e poder público na construção de uma sociedade mais participativa.

