Abertura da Semana Indígena 2026

“Valorizar a luta e resistência dos povos originários, que aqui estavam antes dos colonizadores” foi uma das frases que marcou a noite de abertura da Semana Cultural dos Povos Indígenas, realizada na noite de ontem, 14, na Câmara Municipal de Vereadores.
Com a presença de Lideranças da SESAI, Emater, Escolas Estaduais, Secretaria de Educação, de Turismo e comunidade local, a cerimônia foi espaço de falas importantes, de reivindicações necessárias e de explanação das conquistas até este momento.
O público presente apreciou apresentações de dança das três comunidades indígenas de Salto do Jacuí, que representam nossa riqueza cultural, a preservação das tradições e a importância de valorizar os saberes e a identidade dos povos originários. Houve mostra e venda de artesanatos e exposições diversas das escolas indígenas estaduais.
Manoel Valentin da Silva falou em nome do Departamento Indígena: “O Departamento nos permitiu avançar muito em busca dos diretos de nossos povos originários. Queremos não apenas agradecer, mas reafirmar os votos de confiança depositados. Não foi apenas a criação de um departamento, foi o reconhecimento de um povo que muitas vezes fica às margens.”
Roberto Fernandes, cacique da Terra Indígena Guarani, pediu “que a cultura indígena seja patrimônio imaterial dentro do município. Que não sejam lembrados apenas no mês de abril, mas todos os dias do ano.”
A cada ano, assim como os avanços conquistados pelas comunidades, é percebido também o aumento do engajamento e da participação da comunidade junto à cultura indígena em nosso município, refletindo a importância e o reconhecimento da valorização dos povos originários de nossa terra.
Comunicação/Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.
Anterior Ponto facultativo em razão do feriado de Tiradentes

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados