“O nosso espaço é em qualquer lugar.” – Cacique Beto, da Aldeia Guarani Tekoá Porãn.
Essa foi uma das frases marcantes da abertura oficial da Semana Cultural dos Povos Indígenas de Salto do Jacuí, que aconteceu oficialmente na noite de segunda-feira, 14 de abril, na Câmara Municipal de Vereadores.
A cerimônia reuniu líderes das comunidades indígenas do município, que falaram sobre seus desafios, conquistas e mencionaram importantes reivindicações e garantias junto aos governos.
Também estiveram presentes representantes da Emater, Funai e SESAI, que discutiram a realidade dos povos indígenas frente às políticas públicas e a importância de vê-los como pessoas, e não apenas por sua etnia.
A noite contou com apresentações de canto e dança, exposição de artesanato, presença de autoridades, vereadores, secretários municipais, professores e alunos das escolas estaduais. Representando o prefeito Ronaldo Moraes, o secretário Felipe Rosa destacou o compromisso da Administração com as comunidades: “Buscamos fazer um trabalho através do turismo, para que as pessoas conheçam o povo que mora lá, conheçam o seu rosto. Esse é um dos objetivos a que a administração se propõe.”
A programação da Semana segue até o dia 19 de abril com diversas atividades culturais.