Na manhã de hoje, o Prefeito Ronaldo Moraes recebeu em seu gabinete a Coordenadora de Saúde, Marta Petri, e Jorge Guilherme, Agente de Saúde da Vigilância Ambiental da 9ª CRS – Coordenadoria Regional de Saúde de Cruz Alta.
Jorge está no município desde segunda-feira, acompanhando agentes de saúde e agentes de endemias em um trabalho de campo para identificar e combater focos do mosquito da dengue. Durante a reunião, ele demonstrou preocupação com a quantidade de lixo acumulado e a falta de conscientização da população.
Segundo o agente, a situação é alarmante: em um levantamento realizado em 50 casas, 24 apresentavam focos do mosquito. Se as condições atuais continuarem, o número de casos positivos, que no momento é de 12, pode aumentar ainda mais.
As equipes de saúde seguem orientando a população durante as visitas, mas o combate à dengue depende da colaboração de todos. Com as recentes chuvas, qualquer recipiente com água parada pode se tornar um criadouro do Aedes aegypti.
Para reforçar as ações, um mutirão de limpeza será realizado em breve, e o fumacê também seguirá sendo aplicado, seguindo protocolos de segurança, sem causar prejuízo à saúde de pessoas e animais.
Comunicação/Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.