86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria
O Fogo Simbólico da Pátria foi recebido por autoridades e servidores municipais, na manhã desta terça-feira (22), em cerimônia realizada em frente a Prefeitura de Salto do Jacuí. A Chama foi trazida pela Liga de Defesa Nacional, que percorre cidades gaúchas pela 86ª vez.
A Chama foi entregue ao prefeito, Ronaldo Moraes pelo integrante da Liga de Defesa Nacional, Paulo Ricardo Pereira, comandante do Eixo Centro Norte, Legendário do Terceiro Regimento de Cavalaria de Guardas.
Após a hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional foi realizada apresentação cultural. O aluno da Darci Sampaio, Artur Costa da Silva, declamou lindamente a poesia Além do Horizonte.
A Corrida do Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e deveria realizar uma peregrinação cívica. A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada pelo poeta Olavo Bilac, juntou-se aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que ocorreu pela primeira vez em 1938, em um percurso de 26 km entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.
Em Salto do Jacuí, o Desfile Cívico será realizado no dia 7 de setembro, às 14 horas, na Avenida Pio XII. As comemorações da Pátria têm como Tema Nacional “O Centenário de falecimento de Rui Barbosa de oliveira – o Águia de Haia” e Tema Municipal “Cultura da Paz – Respeito à vida e à dignidade humana”.
Comunicação/Prefeitura de Salto do Jacuí