4º Circuito Conhecendo nossa Rota – Salto do Jacuí

4º Circuito Conhecendo nossa Rota – Salto do Jacuí
No dia 11 de maio, Salto do Jacuí sediou a quarta edição do Circuito Conhecendo nossa Rota. O evento é destinado aos coordenadores e secretários de turismo dos municípios consorciados à Rota das Terras Encantadas e técnicos das áreas de turismo e marketing.
O secretário de Salto do Jacuí, Felipe Rosa explica que o Circuito surgiu dentro das reuniões dos municípios integrantes do Rota das Terras Encantadas com o intuito de fazer visitas técnicas. O Município, relata Felipe, apresenta os pontos turísticos, questões culturais com o objetivo de que sejam verificados os pontos positivos e os que precisam ser melhorados, em quesitos como estruturas, atendimento, receptividade. “Tudo para aprimorar os pontos e a Rota Turística como um todo”.
O secretário lembra que todos sabemos do forte potencial turístico que Salto do Jacuí possui pelo diferencial que apresenta: uma reserva indígena, questões culturais e étnicas, o alagado, um balneário dentro da área urbana e suas festividades, usinas hidrelétricas, pedras ágatas reconhecidas mundialmente. “No entanto, nunca tivemos um roteiro turístico e a nossa intenção é criá-lo para que o comércio – que faz parte da rede turística – pousadas, hotéis, bares, restaurantes, agências de turismo e similares possam começar a vender este pacote turístico aprimorando o desenvolvimento turístico e comercial, com geração de trabalho, emprego e renda tanto direto quanto indireto”, informa Felipe.
4º Circuito Conhecendo nossa Rota – Salto do Jacuí-RS
Realizado em 11 de maio de 2023
Recepção: 8h30 na entrada da cidade;
1º Ponto: Visita ao Monumento de Nossa Senhora dos Navegantes com vista para a cidade – Nossa Senhora dos Navegantes é padroeira do município, a Romaria fluvial e terrestre que ocorre todos os anos no primeiro domingo após dia 02/02 reúne milhares de fiéis e o evento turístico religioso foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do município.
2º Café da manhã no Restaurante do Balneário Municipal Victor Hugo Pinto Borowiski – coração turístico do município com mais de 9 mil hectares composto pela Pista de Rodeios Valdemar Pinto Bisgonin, pavilhão de eventos (ora cedido), ampla área de estacionamento, equoterapia, palco de shows com ampla área para grandes públicos, áreas de camping, trapiche, quadra de areia, entre outros.
3º Ponto: Visita ao Mirante da SER, localizado no bairro CEEE – construído a época de construção das Usinas Hidrelétricas como um local de encontro e diversão. O Mirante da SER possui uma vista ampla da Usina Hidrelétrica Leonel de Moura Brisola.
4º Ponto: Visita a loja de pedras ágatas e demais pedras semi-preciosas – a fim de conhecer nossas riquezas em ágata que é exportada para o mundo todo.
5º Almoço: Realizado no Restaurante do Balneário Municipal Victor Hugo Pinto Borowiski.
6º Ponto: Visita a Barragem Engenheiro José Maia Filho – grande estrutura de comportas para controle do reservatório d’agua e geração de energia elétrica.
7º Ponto: Visita a Terra Indígena Tekoá Porã – recebidos pelo Cacique da Terra, Luiz Natalício que explanou sobre a vida e cultura Mybiá Guarani. O guia do local acompanhou o grupo da reserva até o Saltinho, onde passa o Rio Jacuí, local encantador e único. Ao retornar ao centro da Terra Indígena os turistas puderam ver o espaço com lindos artesanatos produzidos Guaranis e apresentações de músicas com o Grupo de Canto e Dança Tekoá Porã.
8º Café da tarde e conclusão da rota turística no Restaurante do Balneário Municipal Victor Hugo Pinto Borowiski com agradecimentos e entrega de mimos aos participantes.

Anterior Maio laranja é o tema central dos trabalhos realizados no CRAS

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo