A Administração Municipal de Salto do Jacuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação Regional de Esclerose Lateral Amiotrófica (ARELA-RS) realizou hoje (18/03), o 1º Fórum Municipal da Doença ELA (Esclerose Lateral Aminotrófica). Um momento importante que trouxe visibilidade social e informação sobre a doença para profissionais da saúde e comunidade.
A ELA é uma doença rara que afeta aproximadamente três pessoas a cada 100.000 habitantes. Sua causa específica ainda é desconhecida, mas a ela tem caráter degenerativo e atinge os neurônios motores do sistema nervoso, ocasionando perda muscular progressiva que pode afetar funções como a respiração e alimentação.
Atualmente, em Salto do Jacuí, conforme registro da Secretaria de Saúde, oito pessoas são portadoras da doença. O índice elevado de pessoas com a ELA chama a atenção.
O Fórum foi gratificante para todos que participaram, um sucesso realizado por uma parceria que trouxe palestrantes e depoimentos da advogada Angélica Dagort, filha de portadora da ELA; a médica neurologista, Ângela Zononato; a presidente voluntaria da ARELA/RS, a psicóloga Andreia Silveira de Araújo; as integrantes da equipe do Instituto Umani, a fisioterapeuta Indiamara Perondi e a fonoaudióloga, Andreia Ester Phul e coordenador amunicipal de Saúde, Marta Petri. Um dos momento mais emocionantes do evento foi o relato de Paulo Serafini, sobre como é a vida com a ELA.
Participaram do evento, o prefeito municipal, Ronaldo Moraes o secretário municipal de Saúde, Silmar Rodrigues e o deputado, Vilmar Lourenço, vereadores, representantes de entidades, profissionais saúde e comunidade.
Sabemos que há muito a construir, mas o Fórum foi um importante evento que contribuiu significativamente para o debate, a informação e o esclarecimento sobre a ELA.
Um grupo de pessoas está se reunindo e formando uma comissão, em Salto do Jacuí, com o intuito de contribuir e ampliar o debate, acolhimento, buscar recursos e pesquisa sobre a ELA.
Imprensa/Administração Municipal
Anterior Pessoas que devem comparecer na Prefeitura Municipal, Setor de Identidade:

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo