Denuncie!
Violência contra idosos aumentou na pandemia
Em Salto do Jacuí a demanda de casos de violência contra os idosos é grande, conforme a assistente social, Deisi Liesenfield, da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social. Ela informa que essa violência ficou ainda maior com a pandemia. A profissional explica que ao receber a denúncia, a equipe técnica da Secretaria verifica a denúncia e faz os encaminhamentos necessários.
A violência contra a pessoa idosa acontece de várias formas, como violência física, psicológica; institucional, patrimonial e sexual, também a negligência, o abuso financeiro e discriminação. A denúncia nesses casos é muito importante e pode ser feita de forma anônima no telefone da Secretaria (55) 3327-1299 ou no disque 100 do Governo Federal.
Em Salto do Jacuí, conforme Deisi, a Secretaria de Ação Social já encaminhou ao departamento jurídico municipal a atualização da Lei Municipal do Idoso para que seja analisada e posteriormente enviada à apreciação na Câmara de Vereadores. A Lei contempla, entre outras questões, o Fundo Municipal do Idoso, que tem a finalidade de captar recursos para serem aplicados em ações, programas, projetos e atividades voltados às pessoas idosas.
15 de julho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Campanhas pelo mudo todo são movidas com o intuito de prevenir as agressões e incentivar denúncias. Segundo dados da Central Judicial do Idoso (CJI), o número de denúncias de violência aumentou durante a pandemia só nos primeiros cinco meses de 2021 os casos de violência contra idosos ultrapassaram o total de 2020.
A violência contra o idoso pode ser definida como um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade.
Em muitas partes do mundo, o abuso de idosos ocorre sem que haja reconhecimento ou resposta, pois, até recentemente, esse grave problema social estava oculto à vista do público e era considerado um assunto privado. Ainda hoje, o abuso de idosos continua sendo um tabu, subestimado e ignorado pelas sociedades mundialmente. No entanto, há evidências que indicam que o abuso de idosos é um importante problema de saúde pública e social.

Imprensa/Prefeitura Salto do Jacuí