A EMEI Lorien Brescansin entrou na campanha Faça Bonito, com a coordenação da professora Miriam Bernardini em conjunto com toda a equipe da escola professoras Rosilena, Marília, Angélica, Ione, Juliana Moraes, Juliana Bugs e Cacilda, foram realizados trabalhos sobre o tema com alunos e familiares. A Campanha Faça Bonito é referente ao Dia de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, e demarca a luta pelos direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime. A campanha é tema de reflexão durante todo o mês de maio.
Hoje, as educadoras da EMEI Lorien Brescansin expuseram em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, faixas chamando a atenção da população para a importância de debater o assunto, de orientar as crianças, de mobilizar-se e de denunciar. Também foram colocadas flores no local, que segunda a coordenadora Miriam representam as nossas crianças que precisam de cuidado e proteção.
Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. Ou em, nosso município, a denúncia pode ser feita diretamente na delegacia de policia civil ou no conselho tutelar.
Infelizmente os dados estatísticos sobre a violência sexual infantil são assustadores. A cada oito minutos, uma criança é vítima no Brasil. Mobilizar a sociedade, desmistificar conceitos e tabus e educar sobre o tema estão entre os objetivos mais importantes dessa campanha.
