GARIMPOS: Conselho Estadual do Meio Ambiente autoriza município a liberar até 5 hectares por área requerida.

PMSJ - GARIMPO
Desde que assumiu a Administração Municipal, em janeiro de 2013, o prefeito Altenir Rodrigues da Silva – Nico e mineradores de Salto do Jacuí, trabalham incansavelmente na busca pela liberação do Garimpo.
Após inúmeras  ações, manifesto ocorrido na cidade, reuniões, visitas da Fepam-Fundação Estadual de Proteção Ambiental, ao Município (e vice versa), viagens e muita união de todos, os resultados positivos para o desenvolvimento econômico-social  do Município, estão se concretizando.
Através da Resolução 288/2014 do CONSEMA- Conselho Estadual do Meio Ambiente, passa a ser de Competência do Município, fazer as analises necessárias de projetos, contando com uma equipe capacitada para essas avaliações, podendo então, o próprio Município liberar até 5 hectares por área requerida.  Além disso, foram obtidas a LO- Licença de Operação de mais duas áreas de Salto do Jacuí, que estavam protocoladas junto a Fepam.
Durante uma reunião realizada na última semana, o prefeito Nico, que retoma suas atividades na próxima segunda-Feira (13), fez questão de agradecer e parabenizar a todos os mineradores que trabalham unidos pela causa: “Sei que muitas vezes os resultados demoram a aparecer, mas o importante é manter essa união e a determinação que mantivemos na busca por resultados. Não tenho dúvidas de que esse grupo e a nossa união fizeram a diferença para que isso acontecesse” Enfatizou, Nico.
O Prefeito, acredita que dentro de aproximadamente 45 dias seja possível dar inicio aos trabalhos de licenciamento e requereu que todos os mineradores cumpram o acordado, de gerar, no mínimo dez empregos por área liberada.
Durante a reunião, também ficou instituída a criação da Associação dos Mineradores de Salto do Jacuí, sendo que os cargos, regimento interno e outras particularidades serão definidas nas próximas reuniões.