RESGATANDO A HISTÓRIA: Administração Municipal reativa Banda de Salto do Jacuí.

A trajetória da Banda Marcial Balduino Bernhard, iniciou em Salto do Jacuí no ano de 1980, e tinha como sua Regente, Resina Bernhard, que desenvolvia trabalhos na cidade desde 1952, sendo uma das pioneiras do incentivo à cultura no Município. Ela integrava a Ordem dos Músicos do Brasil, dava aulas de música, apoiava e participava movimentos teatrais e incentivou diversos eventos culturais em Salto do Jacuí, entre eles o Encontro de Bandas.
A Banda da Dona Resi, como era conhecida, não recebia nenhum tipo de auxílio financeiro da Prefeitura. De acordo, com Ênio Bernhard, filho da Regente, uma das alternativas para arrecadar verbas e manter a Banda, era a realização de promoções, como almoços e rifas. Porém quando o dinheiro arrecadado não era suficiente, eram usados recursos da própria família Bernhard, pois Dona Resi, não cobrava nenhum valor dos integrantes da Banda.
Os ensaios aconteciam no pátio da casa de Resina, e seus alunos tocavam todos os instrumentos de percussão, alguns de corda e sopro. Participavam de diversos Encontros de Bandas e Desfiles Cívicos, mostrando que em Salto do Jacuí existiam pessoas que trabalhavam muito em prol da arte. Resina, Trabalhava por amor, porque sabia da importância de todo tipo de arte e conhecia bem os reflexos positivos que a cultura pode causar nas pessoas.
A Banda atuou em Salto do Jacuí, por mais de 20 anos. Em 2001, foi o ano que Resina Bernhard faleceu, deixando órfã a Banda Balduino Bernhard, que desde então permanecia adormecida.

PMSJ- BANDA 2PMSJ- BANDA

EDUCAÇÃO REATIVANDO A BANDA
O Prefeito Municipal, Altenir Rodrigues da Silva, recebeu no último dia 29, em seu Gabinete, um dos dez filhos de Dona Resina, Ênio Bernhard, que disse estar muito feliz com a atenção e o empenho da atual Administração em relação ao retorno desse movimento Cultural.
A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação trabalha nesse Resgate, preparando e ensaiando os alunos da rede Municipal, para que Salto do Jacuí, tenha novamente sua Banda.
Atualmente a nova formação, conta com 60 componentes, entre corpo musical, coreógrafo e Comissão de frente. Todos os integrantes, estudam no turno inverso do ensaio, para garantir que estejam na escola. O objetivo é possibilitar em breve, que além da Rede Municipal, os alunos das escolas Estaduais que tiverem interesse, também possam compor a Banda.
Os ensaios estão sendo realizados duas vezes por semana e tem como instrutor musical, Ravel Sampaio, de Pantano Grande, e como instrutora Coreográfica, a Professora Valéria Goulart.
Para o Prefeito Nico, além de ser uma homenagem para Resina Bernhard, essa é também uma conquista Cultural: “É muito importante valorizar quem trabalhou por Salto do Jacuí, pessoas como a Dona Resi, merecem o nosso reconhecimento sempre. O resgate da nossa própria Banda é certamente uma conquista cultural para todos nós, eu fiz parte dessa trajetória, fui aluno da dona Resi, por isso é emocionante acompanhar os ensaios da nova Banda, sem falar da importância de envolver crianças e jovens em movimentos como esse” Concluiu o Prefeito.
Montar a Banda Municipal, foi um pedido feito pelo Prefeito Nico, no 7 de setembro do ano passado. Esse ano foi concretizado e a Banda de Salto do Jacuí terá sua Estreia no desfile Cívico de 7 de Setembro.
PMSJ - Nico e Ênio Bernhard

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)

BUSCA RÁPIDA

LINKS ÚTEIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTO DO JACUÍ
Av. Hermogêno C. Santos, 342, Centro, Salto do Jacuí - RS, 99440-000
(55) 3327-1400/1448/1155 - Fax: (55) 3327-1085


Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí – RS
%d blogueiros gostam disto: