SAÚDE: Prefeito e secretário participam de Seminário.

DSC02446

No ultimo dia 05, o Prefeito Municipal, Altenir Rodrigues da Silva, e o Secretário de saúde, Eloy Hirsch, estiveram em Santa Maria, onde participaram do Seminário “Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros”.
Iniciado em 2013, o programa federal Mais Médicos já apresenta resultados à população brasileira. Os impactos sentidos pelos gaúchos, principalmente na região central, foram o tema de seminário realizado no Centro Universitário Franciscano (Unifra), com a presença de prefeitos da região, professores e estudantes da saúde, profissionais do Mais Médicos e secretários municipais.
O coordenador do programa Mais Médicos em âmbito nacional, Felipe Proenço, explicou as situações que culminaram na criação do Mais Médicos. “A regulação incipiente do Estado, a necessidade de abertura de residências voltadas para regiões carentes, o pleno emprego para a medicina, postos não preenchidos e número de médicos por habitantes abaixo da média internacional foram os motivos que impulsionaram a criação do programa”, explicou Proenço, durante apresentação dos resultados. Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil possui 1,8 médicos para cada mil habitantes, média baixa em comparação com a de outros países, a exemplo do Reino Unido (2,7 médicos para cada mil habitantes). Ampliar a média é uma das intenções do programa.
Números – Ao todo, mais de 49 milhões de brasileiros são beneficiados pelo programa, 75% situados em cidades com grande vulnerabilidade social. Quatorze mil profissionais atuam em cerca de quatro mil cidades brasileiras. No Estado, o número de médicos aumentou para 1.081, distribuídos em 369 cidades e distritos indígenas. O levantamento feito pelo Ministério da Saúde em cidades gaúchas que participam do programa aponta crescimento de 183% no número de consultas realizadas nas unidades básicas de saúde. Além das consultas, cresceram também os atendimentos imediatos (359%), em saúde mental (288%), pré-natal (30%), para pacientes diabéticos (23%) e usuários de álcool (19%). Foi divulgado ainda, durante o seminário, que a aprovação do brasileiro ao programa Mais Médicos também cresceu de 40% para 74 %, conforme pesquisas.
Salto do Jacuí, através do Programa Mais Médicos, atualmente conta com três profissionais da área, que exercem a profissão no Município.

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)

BUSCA RÁPIDA

LINKS ÚTEIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTO DO JACUÍ
Av. Hermogêno C. Santos, 342, Centro, Salto do Jacuí - RS, 99440-000
(55) 3327-1400/1448/1155 - Fax: (55) 3327-1085

REDES SOCIAIS

Flickr Facebook Twitter Youtube
Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí – RS
%d blogueiros gostam disto:
instagram şifresiz beğeni
şifresiz beğeni hilesi